HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
Dentro da abordagem sistêmica, pode-se se dizer que todo fenômeno é resultado de uma causa. Isso pode provocar desigualdades sociais, sustentadas por posturas individualistas e de certa forma egoístas. Nesse sentido, de acordo com o que você estudou sobre a abordagem sistêmica e a realidade dos fenômenos, assinale a alternativa correta.
A realidade desses fenômenos sistêmicos se comprova em qualquer momento pela dominação dos homens sobre os espaços não dominados até o séc. XVIII.
A realidade desses fenômenos sistêmicos se comprova pela dominação do Estado sobre sua população, costumes e tradições, a partir do descobrimento da América.
A realidade desses fenômenos sistêmicos se comprova na sociedade contemporânea pela relação de dominação dos indivíduos sobre os outros e sobre determinadas classes sociais.
A realidade desses fenômenos sistêmicos se comprova pelo desenvolvimento das sociedades capitalistas através da ocupação dos espaços naturais.
A realidade desses fenômenos sistêmicos se comprova na sociedade contemporânea pela troca de informações entre indivíduos de uma mesma sociedade.
Vidal de La Blache deixou importantes contribuições para o desenvolvimento do processo de pesquisa geográfico, apliando o campo de investigação que chegou a influenciar a Escola Annales de História Francesa, pois buscou contextualizar as alterações do espaço provocadas pelas necessidades humanas de resolver questões naturais. Dentre as contribuições deixadas por La Blache, podemos destacar:
I. A ampliação da compreensão da natureza humana, trazendo para o campo da Geografia o conhecimento de outras áreas.
II. Através da Geografia Humanista, ela procura perceber o homem com todas as suas dificuldades e o processo que utiliza para superar os entraves naturais.
III. Entende-se que na escola francesa vidaliana o espaço é fragmentado em detrimento das condições humanas.
IV. La Blache trouxe uma nova proposta para a Geografia como uma disciplina sintética, concentrada apenas nas conexões entre os elementos.
Estão corretas as afirmativas I, III
Estão corretas as afirmativas III, IV
Estão corretas as afirmativas I, II, III
Estão corretas as afirmativas I, II
Estão corretas as afirmativas II, III
Em seus estudos sobre a sociedade globalizada, você aprendeu que a “sociedade global” surge da necessidade de expansão e reprodução do capital, o que caracteriza, em contrapartida, várias formas de exclusão social. Todavia, nesse contexto, surge também a Geografia Crítica que nasce de algumas necessidades apontadas em meio às assertivas a seguir. Leia atentamente essas assertivas, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
- A Geografia Crítica nasce da necessidade de responder às desigualdades sociais na sociedade capitalista.
- A Geografia Crítica nasce emparelhada com a pedagogia freiriana, como caminho de resistência e libertação da opressão capitalista.
- A Geografia Crítica nasce da necessidade de substituir os moldes educacionais tradicionalistas buscando mudanças na realidade histórico-social da população excluída no sistema capitalista.
Estão corretas as assertivas 2, 3.
Está correta apenas a assertiva 1.
Está correta apenas a assertiva 2.
Estão corretas as assertivas 1, 2.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3.
Em relação à leitura do item “Pressupostos da sistematização geográfica”, que trata dos pressupostos filosóficos e metodológicos da geografia, e cuja maior contribuição corresponde aos autores Kant e Hegel, julguem as afirmações a seguir como verdadeiras ou falsas, e em seguida assinale a alternativa correta.
I - A emancipação da Geografia como ciência, na Europa, foi, na verdade, um instrumento da etapa final de desenvolvimento e consolidação do capitalismo em determinados países europeus.
II - O primeiro período de sistematização da Geografia com caráter científico é denominado de crítico ou desenvolvimentista da Geografia.
III - O primeiro pressuposto da sistematização geográfica diz respeito ao domínio efetivo da extensão real do planeta, sobretudo pelo interesse Europeu e norte americano.
IV - A geografia foi responsável pelas primeiras análises sistemáticas dos fenômenos da vida social no planeta, pois se baseia nas ciências da biologia e história para explicar os fenômenos sociais humanos.
V - Alguns pressupostos da criação da ciência geografia era a da criação de um arquivo sobre os dados descritivos dos vários lugares da terra, o que permitiria um maior domínio de fronteiras em todos os continentes do planisfério terrestre.
Apenas as alternativas I e II estão corretas
Apenas a alternativa V está correta
Apenas a alternativa I está correta
Apenas as alternativas II e III estão corretas
Apenas as alternativas III e IV estão corretas
De acordo com as concepções de alguns estudiosos sobre as categorias geográficas, os lugares podem ser vistos como o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Dessa forma, indique entre as alternativas a seguir a correta, de acordo com a ideia apontada.
De acordo com o texto, cada lugar possui características diferenciadas de acordo com a maneira de se observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Os lugares são ao ponto de vista do texto complementar, no mundo moderno, uma relação instável entre globalização e fragmentação.
O lugar é conceituado no texto como uma relação entre a sociedade e a natureza.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação de acordo com o texto.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
De acordo com as concepções de alguns estudiosos sobre as categorias geográficas, os lugares podem ser vistos como o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Dessa forma, indique entre as alternativas a seguir a que mais se aproxima da ideia apontada.
O lugar é conceituado como uma relação entre a sociedade e a natureza simplismente.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
O lugar é o espaço onde há manifestação de harmonia entre o sujeito e esse lugar.
O lugar é caracterizado pela maneira de cada um observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação.
A sociedade contemporânea conta com alguns pressupostos, debatida por estudiosos dentro da ciência moderna e suas abordagens sistêmicas. Dentre esses pressupostos são discutidos as interações materiais baseadas no dualismo e no pluralismo, e também as baseadas na subjetividade. Esses pressupostos estão por sua vez destacados entre as opções abaixo. Assinale a correta.
EMPIRISMO E MATERIALISMO
IDEALISMO E EMPIRISMO
MATERIALISMO E IDEALISMO
IDEALISMO E RACIONALISMO
IDEALISMO E PARADIGMA
Os ideais reducionistas se caracterizam pela transformação, modificação ou manipulação de algo, a fim de buscar a verdade ou a calúnia nas unidades mais simples. Sabendo disso, e de acordo com seus estudos sobre o reducionismo, julguem certas ou erradas as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Para o reducionismo, os fatos e objetos são provados através de métodos científicos testados e aprovados sem qualquer margem de erro.
II - Para o reducionismo, os fatos e objetos são reduzidos a explicações científicas, por meio de um método que fragmenta tais fatos em busca de uma verdade incontestável.
III - O reducionismo, dividido entre o ontológico e o metodológico, buscam objetivos congruentes por meio de estudos diferentes.
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva I está correta
As assertivas I, III estão corretas
As assertivas I, II estão corretas
Somente a assertiva III está correta
Leia com atenção as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto às escolas geográficas e os pensadores que contribuíram para sua gênese e evolução.
I. Na escola pragmática, o espaço é estudado na perspectiva do raciocínio hipotético dedutivo, lastreados dentro da teoria e predominância intelectual.
II. Para a geografia tradicional, o espaço e concebido em seus diversos segmentos dando ênfase aos conceitos de paisagem e região.
III. Na geografia crítica as proposta de estudo do espaço estão baseadas na tese marxista, do materialismo histórico e dialético.
IV. Alexander Von Humboldt é um importante representante da geografia crítica, tendo trabalhos que elaboram conceitos sobre paisagem, inclusive no Brasil.
V. O espaço relativo é entendido a partir das relações entre os objetos, que implicam em custos, sinônimos de dinheiro, tempo, energia.
Estão corretas as afirmações II, IV, V.
Estão corretas as afirmações I, III, V.
Estão corretas as afirmações I, II, III.
Estão corretas as afirmações I, II, III, IV.
Estão corretas as afirmações I, II, III, V
Na sociedade capitalista do séc. XIX entendia-se o processo de produção do capital através de uma visão tradicional, no qual a sociedade e a natureza eram vistas como partes distintas. Nessa relação, os elementos naturais eram considerados recursos ilimitados, sempre disponíveis e sem perdas para os ambientes naturais.
De acordo com essas informações, indique a alternativa que comprova o texto abordado no enunciado da questão.
De acordo com os moldes capitalistas do séc. XIX, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento e progresso.
Na sociedade capitalista, em qualquer época, o crescimento econômico não tem limites e a degradação da natureza sem reposição não altera ou prejudica esse processo.
A chamada revolução ambiental se deu em meio a preocupação com o sistema econômico que crescia cada vez mais nos países em desenvolvimento, atrapalhando a ascensão dos países desenvolvidos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, a sociedade capitalista contempla o progresso através de uma degradação sustentável do meio ambiente.
A ciência e a tecnologia nada têm haver com o desenvolvimento econômico ou uma efetiva preocupação ambiental.
A realidade desses fenômenos sistêmicos se comprova em qualquer momento pela dominação dos homens sobre os espaços não dominados até o séc. XVIII.
A realidade desses fenômenos sistêmicos se comprova pela dominação do Estado sobre sua população, costumes e tradições, a partir do descobrimento da América.
A realidade desses fenômenos sistêmicos se comprova na sociedade contemporânea pela relação de dominação dos indivíduos sobre os outros e sobre determinadas classes sociais.
A realidade desses fenômenos sistêmicos se comprova pelo desenvolvimento das sociedades capitalistas através da ocupação dos espaços naturais.
A realidade desses fenômenos sistêmicos se comprova na sociedade contemporânea pela troca de informações entre indivíduos de uma mesma sociedade.
Vidal de La Blache deixou importantes contribuições para o desenvolvimento do processo de pesquisa geográfico, apliando o campo de investigação que chegou a influenciar a Escola Annales de História Francesa, pois buscou contextualizar as alterações do espaço provocadas pelas necessidades humanas de resolver questões naturais. Dentre as contribuições deixadas por La Blache, podemos destacar:
I. A ampliação da compreensão da natureza humana, trazendo para o campo da Geografia o conhecimento de outras áreas.
II. Através da Geografia Humanista, ela procura perceber o homem com todas as suas dificuldades e o processo que utiliza para superar os entraves naturais.
III. Entende-se que na escola francesa vidaliana o espaço é fragmentado em detrimento das condições humanas.
IV. La Blache trouxe uma nova proposta para a Geografia como uma disciplina sintética, concentrada apenas nas conexões entre os elementos.
Estão corretas as afirmativas I, III
Estão corretas as afirmativas III, IV
Estão corretas as afirmativas I, II, III
Estão corretas as afirmativas I, II
Estão corretas as afirmativas II, III
Em seus estudos sobre a sociedade globalizada, você aprendeu que a “sociedade global” surge da necessidade de expansão e reprodução do capital, o que caracteriza, em contrapartida, várias formas de exclusão social. Todavia, nesse contexto, surge também a Geografia Crítica que nasce de algumas necessidades apontadas em meio às assertivas a seguir. Leia atentamente essas assertivas, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
- A Geografia Crítica nasce da necessidade de responder às desigualdades sociais na sociedade capitalista.
- A Geografia Crítica nasce emparelhada com a pedagogia freiriana, como caminho de resistência e libertação da opressão capitalista.
- A Geografia Crítica nasce da necessidade de substituir os moldes educacionais tradicionalistas buscando mudanças na realidade histórico-social da população excluída no sistema capitalista.
Estão corretas as assertivas 2, 3.
Está correta apenas a assertiva 1.
Está correta apenas a assertiva 2.
Estão corretas as assertivas 1, 2.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3.
Em relação à leitura do item “Pressupostos da sistematização geográfica”, que trata dos pressupostos filosóficos e metodológicos da geografia, e cuja maior contribuição corresponde aos autores Kant e Hegel, julguem as afirmações a seguir como verdadeiras ou falsas, e em seguida assinale a alternativa correta.
I - A emancipação da Geografia como ciência, na Europa, foi, na verdade, um instrumento da etapa final de desenvolvimento e consolidação do capitalismo em determinados países europeus.
II - O primeiro período de sistematização da Geografia com caráter científico é denominado de crítico ou desenvolvimentista da Geografia.
III - O primeiro pressuposto da sistematização geográfica diz respeito ao domínio efetivo da extensão real do planeta, sobretudo pelo interesse Europeu e norte americano.
IV - A geografia foi responsável pelas primeiras análises sistemáticas dos fenômenos da vida social no planeta, pois se baseia nas ciências da biologia e história para explicar os fenômenos sociais humanos.
V - Alguns pressupostos da criação da ciência geografia era a da criação de um arquivo sobre os dados descritivos dos vários lugares da terra, o que permitiria um maior domínio de fronteiras em todos os continentes do planisfério terrestre.
Apenas as alternativas I e II estão corretas
Apenas a alternativa V está correta
Apenas a alternativa I está correta
Apenas as alternativas II e III estão corretas
Apenas as alternativas III e IV estão corretas
De acordo com as concepções de alguns estudiosos sobre as categorias geográficas, os lugares podem ser vistos como o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Dessa forma, indique entre as alternativas a seguir a correta, de acordo com a ideia apontada.
De acordo com o texto, cada lugar possui características diferenciadas de acordo com a maneira de se observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Os lugares são ao ponto de vista do texto complementar, no mundo moderno, uma relação instável entre globalização e fragmentação.
O lugar é conceituado no texto como uma relação entre a sociedade e a natureza.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação de acordo com o texto.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
De acordo com as concepções de alguns estudiosos sobre as categorias geográficas, os lugares podem ser vistos como o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Dessa forma, indique entre as alternativas a seguir a que mais se aproxima da ideia apontada.
O lugar é conceituado como uma relação entre a sociedade e a natureza simplismente.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
O lugar é o espaço onde há manifestação de harmonia entre o sujeito e esse lugar.
O lugar é caracterizado pela maneira de cada um observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação.
A sociedade contemporânea conta com alguns pressupostos, debatida por estudiosos dentro da ciência moderna e suas abordagens sistêmicas. Dentre esses pressupostos são discutidos as interações materiais baseadas no dualismo e no pluralismo, e também as baseadas na subjetividade. Esses pressupostos estão por sua vez destacados entre as opções abaixo. Assinale a correta.
EMPIRISMO E MATERIALISMO
IDEALISMO E EMPIRISMO
MATERIALISMO E IDEALISMO
IDEALISMO E RACIONALISMO
IDEALISMO E PARADIGMA
Os ideais reducionistas se caracterizam pela transformação, modificação ou manipulação de algo, a fim de buscar a verdade ou a calúnia nas unidades mais simples. Sabendo disso, e de acordo com seus estudos sobre o reducionismo, julguem certas ou erradas as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Para o reducionismo, os fatos e objetos são provados através de métodos científicos testados e aprovados sem qualquer margem de erro.
II - Para o reducionismo, os fatos e objetos são reduzidos a explicações científicas, por meio de um método que fragmenta tais fatos em busca de uma verdade incontestável.
III - O reducionismo, dividido entre o ontológico e o metodológico, buscam objetivos congruentes por meio de estudos diferentes.
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva I está correta
As assertivas I, III estão corretas
As assertivas I, II estão corretas
Somente a assertiva III está correta
Leia com atenção as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto às escolas geográficas e os pensadores que contribuíram para sua gênese e evolução.
I. Na escola pragmática, o espaço é estudado na perspectiva do raciocínio hipotético dedutivo, lastreados dentro da teoria e predominância intelectual.
II. Para a geografia tradicional, o espaço e concebido em seus diversos segmentos dando ênfase aos conceitos de paisagem e região.
III. Na geografia crítica as proposta de estudo do espaço estão baseadas na tese marxista, do materialismo histórico e dialético.
IV. Alexander Von Humboldt é um importante representante da geografia crítica, tendo trabalhos que elaboram conceitos sobre paisagem, inclusive no Brasil.
V. O espaço relativo é entendido a partir das relações entre os objetos, que implicam em custos, sinônimos de dinheiro, tempo, energia.
Estão corretas as afirmações II, IV, V.
Estão corretas as afirmações I, III, V.
Estão corretas as afirmações I, II, III.
Estão corretas as afirmações I, II, III, IV.
Estão corretas as afirmações I, II, III, V
Na sociedade capitalista do séc. XIX entendia-se o processo de produção do capital através de uma visão tradicional, no qual a sociedade e a natureza eram vistas como partes distintas. Nessa relação, os elementos naturais eram considerados recursos ilimitados, sempre disponíveis e sem perdas para os ambientes naturais.
De acordo com essas informações, indique a alternativa que comprova o texto abordado no enunciado da questão.
De acordo com os moldes capitalistas do séc. XIX, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento e progresso.
Na sociedade capitalista, em qualquer época, o crescimento econômico não tem limites e a degradação da natureza sem reposição não altera ou prejudica esse processo.
A chamada revolução ambiental se deu em meio a preocupação com o sistema econômico que crescia cada vez mais nos países em desenvolvimento, atrapalhando a ascensão dos países desenvolvidos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, a sociedade capitalista contempla o progresso através de uma degradação sustentável do meio ambiente.
A ciência e a tecnologia nada têm haver com o desenvolvimento econômico ou uma efetiva preocupação ambiental.
Estão corretas as afirmativas I, III
Estão corretas as afirmativas III, IV
Estão corretas as afirmativas I, II, III
Estão corretas as afirmativas I, II
Estão corretas as afirmativas II, III
Em seus estudos sobre a sociedade globalizada, você aprendeu que a “sociedade global” surge da necessidade de expansão e reprodução do capital, o que caracteriza, em contrapartida, várias formas de exclusão social. Todavia, nesse contexto, surge também a Geografia Crítica que nasce de algumas necessidades apontadas em meio às assertivas a seguir. Leia atentamente essas assertivas, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
- A Geografia Crítica nasce da necessidade de responder às desigualdades sociais na sociedade capitalista.
- A Geografia Crítica nasce emparelhada com a pedagogia freiriana, como caminho de resistência e libertação da opressão capitalista.
- A Geografia Crítica nasce da necessidade de substituir os moldes educacionais tradicionalistas buscando mudanças na realidade histórico-social da população excluída no sistema capitalista.
Estão corretas as assertivas 2, 3.
Está correta apenas a assertiva 1.
Está correta apenas a assertiva 2.
Estão corretas as assertivas 1, 2.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3.
Em relação à leitura do item “Pressupostos da sistematização geográfica”, que trata dos pressupostos filosóficos e metodológicos da geografia, e cuja maior contribuição corresponde aos autores Kant e Hegel, julguem as afirmações a seguir como verdadeiras ou falsas, e em seguida assinale a alternativa correta.
I - A emancipação da Geografia como ciência, na Europa, foi, na verdade, um instrumento da etapa final de desenvolvimento e consolidação do capitalismo em determinados países europeus.
II - O primeiro período de sistematização da Geografia com caráter científico é denominado de crítico ou desenvolvimentista da Geografia.
III - O primeiro pressuposto da sistematização geográfica diz respeito ao domínio efetivo da extensão real do planeta, sobretudo pelo interesse Europeu e norte americano.
IV - A geografia foi responsável pelas primeiras análises sistemáticas dos fenômenos da vida social no planeta, pois se baseia nas ciências da biologia e história para explicar os fenômenos sociais humanos.
V - Alguns pressupostos da criação da ciência geografia era a da criação de um arquivo sobre os dados descritivos dos vários lugares da terra, o que permitiria um maior domínio de fronteiras em todos os continentes do planisfério terrestre.
Apenas as alternativas I e II estão corretas
Apenas a alternativa V está correta
Apenas a alternativa I está correta
Apenas as alternativas II e III estão corretas
Apenas as alternativas III e IV estão corretas
De acordo com as concepções de alguns estudiosos sobre as categorias geográficas, os lugares podem ser vistos como o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Dessa forma, indique entre as alternativas a seguir a correta, de acordo com a ideia apontada.
De acordo com o texto, cada lugar possui características diferenciadas de acordo com a maneira de se observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Os lugares são ao ponto de vista do texto complementar, no mundo moderno, uma relação instável entre globalização e fragmentação.
O lugar é conceituado no texto como uma relação entre a sociedade e a natureza.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação de acordo com o texto.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
De acordo com as concepções de alguns estudiosos sobre as categorias geográficas, os lugares podem ser vistos como o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Dessa forma, indique entre as alternativas a seguir a que mais se aproxima da ideia apontada.
O lugar é conceituado como uma relação entre a sociedade e a natureza simplismente.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
O lugar é o espaço onde há manifestação de harmonia entre o sujeito e esse lugar.
O lugar é caracterizado pela maneira de cada um observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação.
A sociedade contemporânea conta com alguns pressupostos, debatida por estudiosos dentro da ciência moderna e suas abordagens sistêmicas. Dentre esses pressupostos são discutidos as interações materiais baseadas no dualismo e no pluralismo, e também as baseadas na subjetividade. Esses pressupostos estão por sua vez destacados entre as opções abaixo. Assinale a correta.
EMPIRISMO E MATERIALISMO
IDEALISMO E EMPIRISMO
MATERIALISMO E IDEALISMO
IDEALISMO E RACIONALISMO
IDEALISMO E PARADIGMA
Os ideais reducionistas se caracterizam pela transformação, modificação ou manipulação de algo, a fim de buscar a verdade ou a calúnia nas unidades mais simples. Sabendo disso, e de acordo com seus estudos sobre o reducionismo, julguem certas ou erradas as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Para o reducionismo, os fatos e objetos são provados através de métodos científicos testados e aprovados sem qualquer margem de erro.
II - Para o reducionismo, os fatos e objetos são reduzidos a explicações científicas, por meio de um método que fragmenta tais fatos em busca de uma verdade incontestável.
III - O reducionismo, dividido entre o ontológico e o metodológico, buscam objetivos congruentes por meio de estudos diferentes.
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva I está correta
As assertivas I, III estão corretas
As assertivas I, II estão corretas
Somente a assertiva III está correta
Leia com atenção as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto às escolas geográficas e os pensadores que contribuíram para sua gênese e evolução.
I. Na escola pragmática, o espaço é estudado na perspectiva do raciocínio hipotético dedutivo, lastreados dentro da teoria e predominância intelectual.
II. Para a geografia tradicional, o espaço e concebido em seus diversos segmentos dando ênfase aos conceitos de paisagem e região.
III. Na geografia crítica as proposta de estudo do espaço estão baseadas na tese marxista, do materialismo histórico e dialético.
IV. Alexander Von Humboldt é um importante representante da geografia crítica, tendo trabalhos que elaboram conceitos sobre paisagem, inclusive no Brasil.
V. O espaço relativo é entendido a partir das relações entre os objetos, que implicam em custos, sinônimos de dinheiro, tempo, energia.
Estão corretas as afirmações II, IV, V.
Estão corretas as afirmações I, III, V.
Estão corretas as afirmações I, II, III.
Estão corretas as afirmações I, II, III, IV.
Estão corretas as afirmações I, II, III, V
Na sociedade capitalista do séc. XIX entendia-se o processo de produção do capital através de uma visão tradicional, no qual a sociedade e a natureza eram vistas como partes distintas. Nessa relação, os elementos naturais eram considerados recursos ilimitados, sempre disponíveis e sem perdas para os ambientes naturais.
De acordo com essas informações, indique a alternativa que comprova o texto abordado no enunciado da questão.
De acordo com os moldes capitalistas do séc. XIX, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento e progresso.
Na sociedade capitalista, em qualquer época, o crescimento econômico não tem limites e a degradação da natureza sem reposição não altera ou prejudica esse processo.
A chamada revolução ambiental se deu em meio a preocupação com o sistema econômico que crescia cada vez mais nos países em desenvolvimento, atrapalhando a ascensão dos países desenvolvidos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, a sociedade capitalista contempla o progresso através de uma degradação sustentável do meio ambiente.
A ciência e a tecnologia nada têm haver com o desenvolvimento econômico ou uma efetiva preocupação ambiental.
Estão corretas as assertivas 2, 3.
Está correta apenas a assertiva 1.
Está correta apenas a assertiva 2.
Estão corretas as assertivas 1, 2.
Estão corretas as assertivas 1, 2, 3.
Em relação à leitura do item “Pressupostos da sistematização geográfica”, que trata dos pressupostos filosóficos e metodológicos da geografia, e cuja maior contribuição corresponde aos autores Kant e Hegel, julguem as afirmações a seguir como verdadeiras ou falsas, e em seguida assinale a alternativa correta.
I - A emancipação da Geografia como ciência, na Europa, foi, na verdade, um instrumento da etapa final de desenvolvimento e consolidação do capitalismo em determinados países europeus.
II - O primeiro período de sistematização da Geografia com caráter científico é denominado de crítico ou desenvolvimentista da Geografia.
III - O primeiro pressuposto da sistematização geográfica diz respeito ao domínio efetivo da extensão real do planeta, sobretudo pelo interesse Europeu e norte americano.
IV - A geografia foi responsável pelas primeiras análises sistemáticas dos fenômenos da vida social no planeta, pois se baseia nas ciências da biologia e história para explicar os fenômenos sociais humanos.
V - Alguns pressupostos da criação da ciência geografia era a da criação de um arquivo sobre os dados descritivos dos vários lugares da terra, o que permitiria um maior domínio de fronteiras em todos os continentes do planisfério terrestre.
Apenas as alternativas I e II estão corretas
Apenas a alternativa V está correta
Apenas a alternativa I está correta
Apenas as alternativas II e III estão corretas
Apenas as alternativas III e IV estão corretas
De acordo com as concepções de alguns estudiosos sobre as categorias geográficas, os lugares podem ser vistos como o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Dessa forma, indique entre as alternativas a seguir a correta, de acordo com a ideia apontada.
De acordo com o texto, cada lugar possui características diferenciadas de acordo com a maneira de se observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Os lugares são ao ponto de vista do texto complementar, no mundo moderno, uma relação instável entre globalização e fragmentação.
O lugar é conceituado no texto como uma relação entre a sociedade e a natureza.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação de acordo com o texto.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
De acordo com as concepções de alguns estudiosos sobre as categorias geográficas, os lugares podem ser vistos como o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Dessa forma, indique entre as alternativas a seguir a que mais se aproxima da ideia apontada.
O lugar é conceituado como uma relação entre a sociedade e a natureza simplismente.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
O lugar é o espaço onde há manifestação de harmonia entre o sujeito e esse lugar.
O lugar é caracterizado pela maneira de cada um observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação.
A sociedade contemporânea conta com alguns pressupostos, debatida por estudiosos dentro da ciência moderna e suas abordagens sistêmicas. Dentre esses pressupostos são discutidos as interações materiais baseadas no dualismo e no pluralismo, e também as baseadas na subjetividade. Esses pressupostos estão por sua vez destacados entre as opções abaixo. Assinale a correta.
EMPIRISMO E MATERIALISMO
IDEALISMO E EMPIRISMO
MATERIALISMO E IDEALISMO
IDEALISMO E RACIONALISMO
IDEALISMO E PARADIGMA
Os ideais reducionistas se caracterizam pela transformação, modificação ou manipulação de algo, a fim de buscar a verdade ou a calúnia nas unidades mais simples. Sabendo disso, e de acordo com seus estudos sobre o reducionismo, julguem certas ou erradas as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Para o reducionismo, os fatos e objetos são provados através de métodos científicos testados e aprovados sem qualquer margem de erro.
II - Para o reducionismo, os fatos e objetos são reduzidos a explicações científicas, por meio de um método que fragmenta tais fatos em busca de uma verdade incontestável.
III - O reducionismo, dividido entre o ontológico e o metodológico, buscam objetivos congruentes por meio de estudos diferentes.
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva I está correta
As assertivas I, III estão corretas
As assertivas I, II estão corretas
Somente a assertiva III está correta
Leia com atenção as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto às escolas geográficas e os pensadores que contribuíram para sua gênese e evolução.
I. Na escola pragmática, o espaço é estudado na perspectiva do raciocínio hipotético dedutivo, lastreados dentro da teoria e predominância intelectual.
II. Para a geografia tradicional, o espaço e concebido em seus diversos segmentos dando ênfase aos conceitos de paisagem e região.
III. Na geografia crítica as proposta de estudo do espaço estão baseadas na tese marxista, do materialismo histórico e dialético.
IV. Alexander Von Humboldt é um importante representante da geografia crítica, tendo trabalhos que elaboram conceitos sobre paisagem, inclusive no Brasil.
V. O espaço relativo é entendido a partir das relações entre os objetos, que implicam em custos, sinônimos de dinheiro, tempo, energia.
Estão corretas as afirmações II, IV, V.
Estão corretas as afirmações I, III, V.
Estão corretas as afirmações I, II, III.
Estão corretas as afirmações I, II, III, IV.
Estão corretas as afirmações I, II, III, V
Na sociedade capitalista do séc. XIX entendia-se o processo de produção do capital através de uma visão tradicional, no qual a sociedade e a natureza eram vistas como partes distintas. Nessa relação, os elementos naturais eram considerados recursos ilimitados, sempre disponíveis e sem perdas para os ambientes naturais.
De acordo com essas informações, indique a alternativa que comprova o texto abordado no enunciado da questão.
De acordo com os moldes capitalistas do séc. XIX, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento e progresso.
Na sociedade capitalista, em qualquer época, o crescimento econômico não tem limites e a degradação da natureza sem reposição não altera ou prejudica esse processo.
A chamada revolução ambiental se deu em meio a preocupação com o sistema econômico que crescia cada vez mais nos países em desenvolvimento, atrapalhando a ascensão dos países desenvolvidos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, a sociedade capitalista contempla o progresso através de uma degradação sustentável do meio ambiente.
A ciência e a tecnologia nada têm haver com o desenvolvimento econômico ou uma efetiva preocupação ambiental.
I - A emancipação da Geografia como ciência, na Europa, foi, na verdade, um instrumento da etapa final de desenvolvimento e consolidação do capitalismo em determinados países europeus.
II - O primeiro período de sistematização da Geografia com caráter científico é denominado de crítico ou desenvolvimentista da Geografia.
III - O primeiro pressuposto da sistematização geográfica diz respeito ao domínio efetivo da extensão real do planeta, sobretudo pelo interesse Europeu e norte americano.
IV - A geografia foi responsável pelas primeiras análises sistemáticas dos fenômenos da vida social no planeta, pois se baseia nas ciências da biologia e história para explicar os fenômenos sociais humanos.
V - Alguns pressupostos da criação da ciência geografia era a da criação de um arquivo sobre os dados descritivos dos vários lugares da terra, o que permitiria um maior domínio de fronteiras em todos os continentes do planisfério terrestre.
Apenas as alternativas I e II estão corretas
Apenas a alternativa V está correta
Apenas a alternativa I está correta
Apenas as alternativas II e III estão corretas
Apenas as alternativas III e IV estão corretas
De acordo com as concepções de alguns estudiosos sobre as categorias geográficas, os lugares podem ser vistos como o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Dessa forma, indique entre as alternativas a seguir a correta, de acordo com a ideia apontada.
De acordo com o texto, cada lugar possui características diferenciadas de acordo com a maneira de se observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Os lugares são ao ponto de vista do texto complementar, no mundo moderno, uma relação instável entre globalização e fragmentação.
O lugar é conceituado no texto como uma relação entre a sociedade e a natureza.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação de acordo com o texto.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
De acordo com as concepções de alguns estudiosos sobre as categorias geográficas, os lugares podem ser vistos como o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Dessa forma, indique entre as alternativas a seguir a que mais se aproxima da ideia apontada.
O lugar é conceituado como uma relação entre a sociedade e a natureza simplismente.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
O lugar é o espaço onde há manifestação de harmonia entre o sujeito e esse lugar.
O lugar é caracterizado pela maneira de cada um observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação.
A sociedade contemporânea conta com alguns pressupostos, debatida por estudiosos dentro da ciência moderna e suas abordagens sistêmicas. Dentre esses pressupostos são discutidos as interações materiais baseadas no dualismo e no pluralismo, e também as baseadas na subjetividade. Esses pressupostos estão por sua vez destacados entre as opções abaixo. Assinale a correta.
EMPIRISMO E MATERIALISMO
IDEALISMO E EMPIRISMO
MATERIALISMO E IDEALISMO
IDEALISMO E RACIONALISMO
IDEALISMO E PARADIGMA
Os ideais reducionistas se caracterizam pela transformação, modificação ou manipulação de algo, a fim de buscar a verdade ou a calúnia nas unidades mais simples. Sabendo disso, e de acordo com seus estudos sobre o reducionismo, julguem certas ou erradas as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Para o reducionismo, os fatos e objetos são provados através de métodos científicos testados e aprovados sem qualquer margem de erro.
II - Para o reducionismo, os fatos e objetos são reduzidos a explicações científicas, por meio de um método que fragmenta tais fatos em busca de uma verdade incontestável.
III - O reducionismo, dividido entre o ontológico e o metodológico, buscam objetivos congruentes por meio de estudos diferentes.
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva I está correta
As assertivas I, III estão corretas
As assertivas I, II estão corretas
Somente a assertiva III está correta
Leia com atenção as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto às escolas geográficas e os pensadores que contribuíram para sua gênese e evolução.
I. Na escola pragmática, o espaço é estudado na perspectiva do raciocínio hipotético dedutivo, lastreados dentro da teoria e predominância intelectual.
II. Para a geografia tradicional, o espaço e concebido em seus diversos segmentos dando ênfase aos conceitos de paisagem e região.
III. Na geografia crítica as proposta de estudo do espaço estão baseadas na tese marxista, do materialismo histórico e dialético.
IV. Alexander Von Humboldt é um importante representante da geografia crítica, tendo trabalhos que elaboram conceitos sobre paisagem, inclusive no Brasil.
V. O espaço relativo é entendido a partir das relações entre os objetos, que implicam em custos, sinônimos de dinheiro, tempo, energia.
Estão corretas as afirmações II, IV, V.
Estão corretas as afirmações I, III, V.
Estão corretas as afirmações I, II, III.
Estão corretas as afirmações I, II, III, IV.
Estão corretas as afirmações I, II, III, V
Na sociedade capitalista do séc. XIX entendia-se o processo de produção do capital através de uma visão tradicional, no qual a sociedade e a natureza eram vistas como partes distintas. Nessa relação, os elementos naturais eram considerados recursos ilimitados, sempre disponíveis e sem perdas para os ambientes naturais.
De acordo com essas informações, indique a alternativa que comprova o texto abordado no enunciado da questão.
De acordo com os moldes capitalistas do séc. XIX, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento e progresso.
Na sociedade capitalista, em qualquer época, o crescimento econômico não tem limites e a degradação da natureza sem reposição não altera ou prejudica esse processo.
A chamada revolução ambiental se deu em meio a preocupação com o sistema econômico que crescia cada vez mais nos países em desenvolvimento, atrapalhando a ascensão dos países desenvolvidos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, a sociedade capitalista contempla o progresso através de uma degradação sustentável do meio ambiente.
A ciência e a tecnologia nada têm haver com o desenvolvimento econômico ou uma efetiva preocupação ambiental.
De acordo com o texto, cada lugar possui características diferenciadas de acordo com a maneira de se observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Os lugares são ao ponto de vista do texto complementar, no mundo moderno, uma relação instável entre globalização e fragmentação.
O lugar é conceituado no texto como uma relação entre a sociedade e a natureza.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação de acordo com o texto.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
De acordo com as concepções de alguns estudiosos sobre as categorias geográficas, os lugares podem ser vistos como o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Dessa forma, indique entre as alternativas a seguir a que mais se aproxima da ideia apontada.
O lugar é conceituado como uma relação entre a sociedade e a natureza simplismente.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
O lugar é o espaço onde há manifestação de harmonia entre o sujeito e esse lugar.
O lugar é caracterizado pela maneira de cada um observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação.
A sociedade contemporânea conta com alguns pressupostos, debatida por estudiosos dentro da ciência moderna e suas abordagens sistêmicas. Dentre esses pressupostos são discutidos as interações materiais baseadas no dualismo e no pluralismo, e também as baseadas na subjetividade. Esses pressupostos estão por sua vez destacados entre as opções abaixo. Assinale a correta.
EMPIRISMO E MATERIALISMO
IDEALISMO E EMPIRISMO
MATERIALISMO E IDEALISMO
IDEALISMO E RACIONALISMO
IDEALISMO E PARADIGMA
Os ideais reducionistas se caracterizam pela transformação, modificação ou manipulação de algo, a fim de buscar a verdade ou a calúnia nas unidades mais simples. Sabendo disso, e de acordo com seus estudos sobre o reducionismo, julguem certas ou erradas as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Para o reducionismo, os fatos e objetos são provados através de métodos científicos testados e aprovados sem qualquer margem de erro.
II - Para o reducionismo, os fatos e objetos são reduzidos a explicações científicas, por meio de um método que fragmenta tais fatos em busca de uma verdade incontestável.
III - O reducionismo, dividido entre o ontológico e o metodológico, buscam objetivos congruentes por meio de estudos diferentes.
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva I está correta
As assertivas I, III estão corretas
As assertivas I, II estão corretas
Somente a assertiva III está correta
Leia com atenção as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto às escolas geográficas e os pensadores que contribuíram para sua gênese e evolução.
I. Na escola pragmática, o espaço é estudado na perspectiva do raciocínio hipotético dedutivo, lastreados dentro da teoria e predominância intelectual.
II. Para a geografia tradicional, o espaço e concebido em seus diversos segmentos dando ênfase aos conceitos de paisagem e região.
III. Na geografia crítica as proposta de estudo do espaço estão baseadas na tese marxista, do materialismo histórico e dialético.
IV. Alexander Von Humboldt é um importante representante da geografia crítica, tendo trabalhos que elaboram conceitos sobre paisagem, inclusive no Brasil.
V. O espaço relativo é entendido a partir das relações entre os objetos, que implicam em custos, sinônimos de dinheiro, tempo, energia.
Estão corretas as afirmações II, IV, V.
Estão corretas as afirmações I, III, V.
Estão corretas as afirmações I, II, III.
Estão corretas as afirmações I, II, III, IV.
Estão corretas as afirmações I, II, III, V
Na sociedade capitalista do séc. XIX entendia-se o processo de produção do capital através de uma visão tradicional, no qual a sociedade e a natureza eram vistas como partes distintas. Nessa relação, os elementos naturais eram considerados recursos ilimitados, sempre disponíveis e sem perdas para os ambientes naturais.
De acordo com essas informações, indique a alternativa que comprova o texto abordado no enunciado da questão.
De acordo com os moldes capitalistas do séc. XIX, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento e progresso.
Na sociedade capitalista, em qualquer época, o crescimento econômico não tem limites e a degradação da natureza sem reposição não altera ou prejudica esse processo.
A chamada revolução ambiental se deu em meio a preocupação com o sistema econômico que crescia cada vez mais nos países em desenvolvimento, atrapalhando a ascensão dos países desenvolvidos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, a sociedade capitalista contempla o progresso através de uma degradação sustentável do meio ambiente.
A ciência e a tecnologia nada têm haver com o desenvolvimento econômico ou uma efetiva preocupação ambiental.
O lugar é conceituado como uma relação entre a sociedade e a natureza simplismente.
A conceituação de lugar não tem qualquer tipo de relação com aspectos sociais, históricos e temporais de uma sociedade.
O lugar é o espaço onde há manifestação de harmonia entre o sujeito e esse lugar.
O lugar é caracterizado pela maneira de cada um observar o espaço, ou seja, a área em questão.
Lugar, espaço e paisagem, estão intimamente ligados e compartilham da mesma conceituação.
A sociedade contemporânea conta com alguns pressupostos, debatida por estudiosos dentro da ciência moderna e suas abordagens sistêmicas. Dentre esses pressupostos são discutidos as interações materiais baseadas no dualismo e no pluralismo, e também as baseadas na subjetividade. Esses pressupostos estão por sua vez destacados entre as opções abaixo. Assinale a correta.
EMPIRISMO E MATERIALISMO
IDEALISMO E EMPIRISMO
MATERIALISMO E IDEALISMO
IDEALISMO E RACIONALISMO
IDEALISMO E PARADIGMA
Os ideais reducionistas se caracterizam pela transformação, modificação ou manipulação de algo, a fim de buscar a verdade ou a calúnia nas unidades mais simples. Sabendo disso, e de acordo com seus estudos sobre o reducionismo, julguem certas ou erradas as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Para o reducionismo, os fatos e objetos são provados através de métodos científicos testados e aprovados sem qualquer margem de erro.
II - Para o reducionismo, os fatos e objetos são reduzidos a explicações científicas, por meio de um método que fragmenta tais fatos em busca de uma verdade incontestável.
III - O reducionismo, dividido entre o ontológico e o metodológico, buscam objetivos congruentes por meio de estudos diferentes.
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva I está correta
As assertivas I, III estão corretas
As assertivas I, II estão corretas
Somente a assertiva III está correta
Leia com atenção as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto às escolas geográficas e os pensadores que contribuíram para sua gênese e evolução.
I. Na escola pragmática, o espaço é estudado na perspectiva do raciocínio hipotético dedutivo, lastreados dentro da teoria e predominância intelectual.
II. Para a geografia tradicional, o espaço e concebido em seus diversos segmentos dando ênfase aos conceitos de paisagem e região.
III. Na geografia crítica as proposta de estudo do espaço estão baseadas na tese marxista, do materialismo histórico e dialético.
IV. Alexander Von Humboldt é um importante representante da geografia crítica, tendo trabalhos que elaboram conceitos sobre paisagem, inclusive no Brasil.
V. O espaço relativo é entendido a partir das relações entre os objetos, que implicam em custos, sinônimos de dinheiro, tempo, energia.
Estão corretas as afirmações II, IV, V.
Estão corretas as afirmações I, III, V.
Estão corretas as afirmações I, II, III.
Estão corretas as afirmações I, II, III, IV.
Estão corretas as afirmações I, II, III, V
Na sociedade capitalista do séc. XIX entendia-se o processo de produção do capital através de uma visão tradicional, no qual a sociedade e a natureza eram vistas como partes distintas. Nessa relação, os elementos naturais eram considerados recursos ilimitados, sempre disponíveis e sem perdas para os ambientes naturais.
De acordo com essas informações, indique a alternativa que comprova o texto abordado no enunciado da questão.
De acordo com os moldes capitalistas do séc. XIX, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento e progresso.
Na sociedade capitalista, em qualquer época, o crescimento econômico não tem limites e a degradação da natureza sem reposição não altera ou prejudica esse processo.
A chamada revolução ambiental se deu em meio a preocupação com o sistema econômico que crescia cada vez mais nos países em desenvolvimento, atrapalhando a ascensão dos países desenvolvidos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, a sociedade capitalista contempla o progresso através de uma degradação sustentável do meio ambiente.
A ciência e a tecnologia nada têm haver com o desenvolvimento econômico ou uma efetiva preocupação ambiental.
EMPIRISMO E MATERIALISMO
IDEALISMO E EMPIRISMO
MATERIALISMO E IDEALISMO
IDEALISMO E RACIONALISMO
IDEALISMO E PARADIGMA
Os ideais reducionistas se caracterizam pela transformação, modificação ou manipulação de algo, a fim de buscar a verdade ou a calúnia nas unidades mais simples. Sabendo disso, e de acordo com seus estudos sobre o reducionismo, julguem certas ou erradas as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Para o reducionismo, os fatos e objetos são provados através de métodos científicos testados e aprovados sem qualquer margem de erro.
II - Para o reducionismo, os fatos e objetos são reduzidos a explicações científicas, por meio de um método que fragmenta tais fatos em busca de uma verdade incontestável.
III - O reducionismo, dividido entre o ontológico e o metodológico, buscam objetivos congruentes por meio de estudos diferentes.
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva I está correta
As assertivas I, III estão corretas
As assertivas I, II estão corretas
Somente a assertiva III está correta
Leia com atenção as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto às escolas geográficas e os pensadores que contribuíram para sua gênese e evolução.
I. Na escola pragmática, o espaço é estudado na perspectiva do raciocínio hipotético dedutivo, lastreados dentro da teoria e predominância intelectual.
II. Para a geografia tradicional, o espaço e concebido em seus diversos segmentos dando ênfase aos conceitos de paisagem e região.
III. Na geografia crítica as proposta de estudo do espaço estão baseadas na tese marxista, do materialismo histórico e dialético.
IV. Alexander Von Humboldt é um importante representante da geografia crítica, tendo trabalhos que elaboram conceitos sobre paisagem, inclusive no Brasil.
V. O espaço relativo é entendido a partir das relações entre os objetos, que implicam em custos, sinônimos de dinheiro, tempo, energia.
Estão corretas as afirmações II, IV, V.
Estão corretas as afirmações I, III, V.
Estão corretas as afirmações I, II, III.
Estão corretas as afirmações I, II, III, IV.
Estão corretas as afirmações I, II, III, V
Na sociedade capitalista do séc. XIX entendia-se o processo de produção do capital através de uma visão tradicional, no qual a sociedade e a natureza eram vistas como partes distintas. Nessa relação, os elementos naturais eram considerados recursos ilimitados, sempre disponíveis e sem perdas para os ambientes naturais.
De acordo com essas informações, indique a alternativa que comprova o texto abordado no enunciado da questão.
De acordo com os moldes capitalistas do séc. XIX, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento e progresso.
Na sociedade capitalista, em qualquer época, o crescimento econômico não tem limites e a degradação da natureza sem reposição não altera ou prejudica esse processo.
A chamada revolução ambiental se deu em meio a preocupação com o sistema econômico que crescia cada vez mais nos países em desenvolvimento, atrapalhando a ascensão dos países desenvolvidos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, a sociedade capitalista contempla o progresso através de uma degradação sustentável do meio ambiente.
A ciência e a tecnologia nada têm haver com o desenvolvimento econômico ou uma efetiva preocupação ambiental.
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva I está correta
As assertivas I, III estão corretas
As assertivas I, II estão corretas
Somente a assertiva III está correta
Leia com atenção as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto às escolas geográficas e os pensadores que contribuíram para sua gênese e evolução.
I. Na escola pragmática, o espaço é estudado na perspectiva do raciocínio hipotético dedutivo, lastreados dentro da teoria e predominância intelectual.
II. Para a geografia tradicional, o espaço e concebido em seus diversos segmentos dando ênfase aos conceitos de paisagem e região.
III. Na geografia crítica as proposta de estudo do espaço estão baseadas na tese marxista, do materialismo histórico e dialético.
IV. Alexander Von Humboldt é um importante representante da geografia crítica, tendo trabalhos que elaboram conceitos sobre paisagem, inclusive no Brasil.
V. O espaço relativo é entendido a partir das relações entre os objetos, que implicam em custos, sinônimos de dinheiro, tempo, energia.
Estão corretas as afirmações II, IV, V.
Estão corretas as afirmações I, III, V.
Estão corretas as afirmações I, II, III.
Estão corretas as afirmações I, II, III, IV.
Estão corretas as afirmações I, II, III, V
Na sociedade capitalista do séc. XIX entendia-se o processo de produção do capital através de uma visão tradicional, no qual a sociedade e a natureza eram vistas como partes distintas. Nessa relação, os elementos naturais eram considerados recursos ilimitados, sempre disponíveis e sem perdas para os ambientes naturais.
De acordo com essas informações, indique a alternativa que comprova o texto abordado no enunciado da questão.
De acordo com os moldes capitalistas do séc. XIX, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento e progresso.
Na sociedade capitalista, em qualquer época, o crescimento econômico não tem limites e a degradação da natureza sem reposição não altera ou prejudica esse processo.
A chamada revolução ambiental se deu em meio a preocupação com o sistema econômico que crescia cada vez mais nos países em desenvolvimento, atrapalhando a ascensão dos países desenvolvidos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, a sociedade capitalista contempla o progresso através de uma degradação sustentável do meio ambiente.
A ciência e a tecnologia nada têm haver com o desenvolvimento econômico ou uma efetiva preocupação ambiental.
Estão corretas as afirmações II, IV, V.
Estão corretas as afirmações I, III, V.
Estão corretas as afirmações I, II, III.
Estão corretas as afirmações I, II, III, IV.
Estão corretas as afirmações I, II, III, V
Na sociedade capitalista do séc. XIX entendia-se o processo de produção do capital através de uma visão tradicional, no qual a sociedade e a natureza eram vistas como partes distintas. Nessa relação, os elementos naturais eram considerados recursos ilimitados, sempre disponíveis e sem perdas para os ambientes naturais.
De acordo com essas informações, indique a alternativa que comprova o texto abordado no enunciado da questão.
De acordo com os moldes capitalistas do séc. XIX, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento e progresso.
Na sociedade capitalista, em qualquer época, o crescimento econômico não tem limites e a degradação da natureza sem reposição não altera ou prejudica esse processo.
A chamada revolução ambiental se deu em meio a preocupação com o sistema econômico que crescia cada vez mais nos países em desenvolvimento, atrapalhando a ascensão dos países desenvolvidos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, a sociedade capitalista contempla o progresso através de uma degradação sustentável do meio ambiente.
A ciência e a tecnologia nada têm haver com o desenvolvimento econômico ou uma efetiva preocupação ambiental.
De acordo com os moldes capitalistas do séc. XIX, dominar a natureza era sinônimo de desenvolvimento e progresso.
Na sociedade capitalista, em qualquer época, o crescimento econômico não tem limites e a degradação da natureza sem reposição não altera ou prejudica esse processo.
A chamada revolução ambiental se deu em meio a preocupação com o sistema econômico que crescia cada vez mais nos países em desenvolvimento, atrapalhando a ascensão dos países desenvolvidos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, a sociedade capitalista contempla o progresso através de uma degradação sustentável do meio ambiente.
A ciência e a tecnologia nada têm haver com o desenvolvimento econômico ou uma efetiva preocupação ambiental.